Os sites de relacionamento social e os blogs são responsáveis por quase 10% do tempo passado na internet - mais do que o tempo passado vendo e-mails.
Os brasileiros são os usuários mais constantes desse tipo de sites, segundo relatório da Nielsen Online: 80% dos internautas brasileiros freqüentam sites de relacionamentos. São também os que passam nesses sites a maior parcela do tempo em que estão on-line: 23% - declarou John Burbank, executivo-chefe da Nielsen Online.
O estudo global mostra que os sites ficaram em quarto lugar, depois dos sites de busca, os de interesse geral e os de softwares.
Um em cada onze minutos on-line são passados em sites de relacionamento. Entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008, o tempo passado nestes sites subiu 63% passando para 45 bilhões de minutos.
O Facebook é a rede de relacionamento mais famosa do mundo, com 108,3 milhões de freqüentadores, mas as preferências diferem em cada país.
O Facebook é o site mais visitado na Austrália, Espanha, Suíça, França, Reino Unido e Itália. Os americanos preferem o MySpace, no Japão a preferência é pelo site local Mixi, e no Brasil o número 1 é o Orkut, site de relacionamentos do Google.
Muitos sites de redes sociais foram originalmente criados para um público mais jovem, mas hoje não são usados apenas pelos jovens, O maior crescimento de filiações do Facebook vem dos internautas da faixa de 35 e 49 anos de idade. O site ganhou duas vezes mais freqüentadores novos de 50 a 64 anos que os de menos de 18.
No Reino Unido, se a tendência atual se mantiver, em junho de 2009 o Facebook já terá tantos freqüentadores de 35 e 49 anos quanto os de 18 a 34.
Fonte: Gazeta Mercantil