A marca Victorinox completa este ano 125 anos de existência.
“O ano de 2009 é muito especial para a companhia”, afirma Alexander Bennouna, presidente mundial da Victorinox, também responsável pela produção de relógios.
A história da Victorinox começa em 1884, quando Karl Elsener abre seu negócio em cutelaria na cidade de Ibach-Schwyz.
Com a morte da mãe, Karl Elsener decide dar o nome dela à companhia, que passa a ser conhecida como Victória.
Em 1921, com a invenção do aço inoxidável, o nome muda para Victorinox.
Em 1989 são lançados nos Estados Unidos os relógios Swiss Army.
Em 1992 tem início a expansão internacional da companhia e novos produtos são adicionados ao portfólio da empresa como uma linha de malas.
Em 2000 é criada a fundação Victorinox, que passa a ser gestora dos negócios.
Em 2001 a companhia ingressou no mercado de relógios ao adquirir a Swiss Army, criando a marca Victorinox Swiss Army.
Como resultado da estratégia de marca, a Victorinox reuniu cinco categorias de produtos em uma loja própria, concentrando 90% do mercado nos Estados Unidos.
Expansão
Hoje cerca de 60% dos negócios estão na Europa, Oriente, América do Sul e 40% ficaram nos Estados Unidos. ”A estratégia da companhia é oferecer ao consumidor o que Bennouna chama de luxo prático, que tenha valor agregado e de fato seja relevante para o cliente”, diz o executivo.
Os relógios são responsáveis por cerca de 25% do faturamento da Victorinox.
Dentro dos projetos para este ano está a abertura de unidades próprias em Tóquio, NovaYork e Londres. Segundo Bennouna “O foco de crescimento da empresa é a Ásia”.
A Victorinox é uma fundação, assim como a Rolex, sendo que 90% das ações pertencem à fundação e os 10% restantes à família de Karl Elsener, fundadora da companhia. “Por ser uma fundação, a companhia não pode ser vendida, daí a importância que damos ao desenvolvimento do mercado”, afirma Bennouna.
Fonte: Gazeta Mercantil