Há um ano a marca do chocolate Valrhona apreciado nos quatro cantos do planeta chegou ao Brasil e finalmente começa a ser utilizado por chocolaterias brasileiras de nicho, apresentada por Christophe Henry, diretor internacional da marca francesa.
Em um seleto grupo para degustação foram observados alguns itens importantes como: que um bom chocolate deve antes de tudo, apresentar um belo brilho, já que começamos a degustá-lo com o olhar. Ao aproximá-lo do nariz, deve trazer cheiro de fruta. Em seguida, deve fazer um sonoro “croque” quando quebrado; grudar no céu da boca e derreter de forma uniforme.
“O sabor de um bom chocolate permanece na boca até dez minutos depois de degustado”, destacou Henry.
Uma boa dica é de Vanessa Fiúza, do Chef Rouge, é de que um bom vinho Sauternes não muito licoroso, não muito envelhecido, sem ser muito frutado, pode ser um bom acompanhamento para um bom chocolate.
Christophe Henry, da Valrhona avisa, porém que não se deve degustar chocolate com água, “isso não só encobre, mas também exclui o sabor de um chocolate”.
Marcas de chocolates sugeridas na reportagem:
Saint Phylippe, Chocolat du Jour, Lindt, La vie en Douce, Sweet Brazil e Village.
Fonte: Gazeta Mercantil