A Kopenhagen começou no Brasil com o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, que trouxeram a receita de Marzipã da Letônia, produto até então desconhecido no País.
A primeira fábrica foi fundada no Itaim Bibi, em São Paulo, voltada para a produção de chocolates finos.
O empresário Celso Moraes assumiu o negócio em 1996, dando início ao processo de modernização da rede.
Ao completar 80 anos de operação, a kopenhagen vai levar sua grife para um novo formato de lojas: a Kopenhagen Station, bistrô com todos os produtos tradicionais da rede e também com uma linha exclusiva de salgados. Segundo Renata Vichi, vice-presidente da Kopenhagen. “Não teremos produtos prontos ou estufas”, mas tudo com apresentação diferenciada. “A idéia é que o consumidor tenha um momento de prazer em um ambiente confortável e requintado”.
O conceito gourmet foi baseado em pesquisas internacionais. Uma das referências é o bistrô do famoso hotel Las Vegas Belagio, explica Vichi.
A primeira unidade foi aberta em Campinas, no Parque Dom Pedro Shopping.
Nos próximos meses a rede vai se preparar para o lançamento nacional, onde será franqueada primeiramente entre as unidades já existentes. “Temos 220 lojas, sendo que 60 delas em condições de receber a franquia”.
Segundo Vichi, quanto aos produtos, o Station promete surpreender os clientes já acostumados com as tradicionais Nhá Bentas, Cherrys, Chumbinhos e Lajotinhas.
Entre as novidades está o milk-shake de Nhá Benta, croissant de mousse de chocolate Kopenhagen e waffle com Chumbinho.
A rede atingiu, em 2006, crescimento de 17% no faturamento em relação ao ano anterior. Em 2007 a rede conta com mais 30 lojas e expectativa de faturamento de 27% a mais que em 2006.
Fonte: Gazeta Mercantil