terça-feira, 11 de março de 2008

Thomas Coville

O Velejador Thomas Coville percorreu a maior distância em um período de 24 horas.
Ele viajou 1.115 quilômetros entre os dias 5 e 6 de janeiro que superou a marca anterior, pertencente ao seu compatriota Francis Joyon, que havia percorrido 1.109 quilômetros em 24 hs entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2007.
Cinco minutos após Coville bater o recorde histórico ele detectou que havia algo estranho com o barco, que perdia velocidade e percebeu que a caixa de impactos havia sido arrancada, provavelmente devido a algum choque não percebido.Este dispositivo de segurança impede a explosão da embarcação em caso de colisões. Foi um dano que obrigou Coville a encerrar a expedição. “Em uma questão de segundos, você percebe o que está acontecendo sem nem saber como”, comentou o recordista.
Analisando toda a aventura, Coville pensou: o que fiz e o que deixei de fazer pelo acontecido, estava a vinte dias navegando e praticamente três dias sem dormir, após repousar, pensou: “não teria sido apenas um pesadelo”.
O francês pretendia dar a volta ao mundo, feito atingido sem paradas imprevistas por apenas dois velejadores: a britânica Ellen Macarthur e Francis Joyon, que também está no mar tentando realizar a proeza novamente.
Joyon lamentou o ocorrido “Esse tipo de coisa é algo que assombra a todos nós, velejadores. Imagino que ele esteja frustado, e eu, particularmente, fico triste por ter perdido um adversário e a motivação esportiva que um rival representa”, Afirmou.
A primeira tentativa de volta ao mundo ocorreu em 1988 e, de lá pra cá, mais de 20 foram realizadas.
Em entrevista ao site da Sodeb’O (fabricante do barco utilizado pelo francês), o velejador deu a entender que planeja outra expedição ainda em 2008. “A tarefa não será necessariamente mais difícil para nós. Vamos esperar uma melhor janela no atlântico e no grande sul. Uma experiência como essa que aconteceu nos leva ao crescimento e saberemos capitalizar e desenvolver ainda mais armas em 2008”, avalia.

Fonte: Gazeta Mercantil






Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade