terça-feira, 15 de julho de 2008

Natureza pura em Aparados

A região dos Aparados da Serra, divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, esculpida há 60 milhões de anos, dispõe de uma natureza exuberante, um verdadeiro templo para meditar com o universo. A generosidade da natureza induz os visitantes a sentirem uma liberdade, longevidade e vastidão, o vento é companhia constante.
Do topo de Cânions de mil metros de altura é possível avistar praias banhadas pelo Atlântico.
Pelas estatísticas da prefeitura de Cambará do Sul (RS), anualmente, 45 mil pessoas percorrem as trilhas abertas dentro dos dois principais parques da região.
Existem dois parques de recuperação, conservação e manejo sustentável, administrado pelo Ibama e área de 28 mil hectares: O Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.
O Aparados da Serra tem 10,2 mil hectares e vegetação rupestre nas paredes. Aqui fica o cânion Itaimbezinho (9 km do Parador).
O Parque da Serra Geral tem 17,3 mil hectares. Aqui está o cânion Fortaleza (32 km do Parador), uma das miores belezas naturais do Brasil, com paredão de 900 metros de altura.
A grande vedete são os cânions, fendas profundas cavadas pela erosão dos rios. A formação é resultado de derrames de basalto. “Um dia foi deserto de solidificação marinha coberta por basalto, uma rocha sensível ao desgaste”, diz o guia Aurélio Estácio, que acredita ser este o maior derrame da história em tamanho, com 1,4 milhão de quilômetros.
Os cânions mais procurados são o de Itaimbezinho e Fortaleza e a Cachoeira dos Venâncios.
Aurélio Estácio 36 anos, biólogo, guia credenciado pelo Ibama, trabalha exclusivamente com hospedes do Parador Hotel Casa da Montanha.
O hotel uniu o espírito de aventura do campo ao conforto da cidade, conta com Spa com hidromassagem coletiva, sauna seca e restaurante de gastronomia campeira gaúcha.
A história do Rio Grande do Sul passa por esta região entre 1733 e 1897, onde os tropeiros viajavam por até 120 dias para comercializar seus produtos em Sorocaba interior de São Paulo.

Fonte: Gazeta Mercantil





Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade