terça-feira, 8 de julho de 2008

Saraiva adquire Siciliano

O Grupo Saraiva concluiu a compra de 100% das ações da Siciliano.
Fundada em 1928, a Siciliano era controlada pela família Siciliano. “O negócio é importante porque a Saraiva entra em estados onde não atuava e dá um salto no número de lojas”, diz o diretor presidente da Saraiva, Marcílio Pousada.
A companhia que operava em oito estados, agora está em 13, com o ingresso em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O número de lojas aumenta de 36 (20 MgaStore e 16 tradicionais) para 99 somando-se as 63 unidades da Siciliano (52 próprias e 11 franquias). Além das livrarias, o Grupo Siciliano possui uma editora com quatro selos (Arx, Arx jovem, Futura e Caramelo) e uma loja virtual.
Esta é a sexta aquisição da Saraiva nos últimos dez anos. Em setembro de 1998, o Grupo adquiriu o controle acionário da Editora Atual, de linha editorial de livros escolares. No ano 2000 comprou o catálogo de livros didáticos e paradidáticos da Editora Renascer e, em 2001, a Editora Solução. Em 2003 adquiriu o controle acionário da Formato Editorial, de livros didáticos e paradidáticos, em negócio que adicionou 450 novos títulos ao catálogo da Editora Saraiva.
No final do ano passado, o Grupo Saraiva comprou 100% das ações da Pigmento Editorial, dona do Ético Sistema de Ensino, uma linha de materiais didáticos destinada à educação infantil, aos níveis de ensino fundamental e médio e aos cursos pré-vestibulares.
O presidente da Saraiva informa que num primeiro momento as marcas Siciliano e os selos da editora serão mantidos. A empresa vai veicular uma campanha nos jornais de todas as praças onde a Siciliano possui operações.
O Brasil possui 2,6 mil livrarias, segundo a Associação Nacional de Livrarias.

Fonte: Gazeta Mercantil






Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade