Uma pesquisa anual sobre as bebidas à base de chocolate, vem demonstrando o aumento no consumo do produto. Realizada pela consultoria TNS InterScience, intitulada, “Tendências do consumo de café no Brasil”.
Foram entrevistadas 2,256 mil pessoas pelas 13 cidades principais do Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O número de pessoas declaradas consumidoras dos produtos achocolatados foi o que mais cresceu desde 2003. O percentual subiu de 40% para 51% em 2007, enquanto que o de café, embora seja considerado um mercado maduro se manteve em 91%. A maior parte dos entrevistados declarou-se consumidor de café.
As pessoas que migraram para os achocolatados, são mais jovens na opinião da diretora de planejamento da consultoria, Ivani Rossi.
A tendência dessa migração para os achocolatados é porque podem substituir o café da manhã por ser, também, uma bebida quente, mas o consumo de café cresce a cada ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Além das bebidas a base de chocolate, os sucos pronto, cresceu de 36% para 43% entre 2003 e agosto de 2007, e o a base de soja, com incremento de 6% para 16%. O índice de água de coco, que representava apenas 0,5% do total de consumidores de bebidas, em 2003, saltou para 37%. “Os achocolatados, o suco natural, além do leite, tendem a substituir o café futuramente”, alertou Ivani.
A pesquisa identificou uma tendência do “envelhecimento dos consumidores de café”, já que o consumo aumentou apenas nas faixas acima de 36 anos, que saltou de 38% para 52% em quatro anos.
Fonte: Gazeta Mercantil