Os números são animadores, o que leva muita gente a apostar nos chocolates artesanais, nas trufas, bombons e pães de mel, como fez a empresária Morgana Bittencourt, de Florianópolis. Há 18 anos, ela começou a fazer chocolates caseiros e, como era fim de ano, presenteou os amigos com suas criações. Foi uma ótima tática para divulgar os produtos, segundo ela. “Na páscoa do ano seguinte choveram encomendas, motivadas pelas indicações boca a boca de quem havia experimentado os chocolates”.
Assim nasceu Morgana Chocolates Artesanais. A empresária formalizou o negócio e investiu suas economias na construção de uma cozinha bem equipada e climatizada para manter a qualidade dos chocolates. A casa onde ficava a linha de produção tinha, na parte da frente, um balcão para atendimento de clientes. Seis anos depois, Morgana abriu uma loja no centro de Florianópolis e, em 2007, inaugurou outra ao lado de um dos shoppings mais movimentados da cidade.
A criatividade e o hábito de ouvir as opiniões dos clientes estão entre os segredos do sucesso do negócio, segundo a empresária. “Estou sempre criando novos formatos de bombons e pesquisando recheios para lançar novidades de tempos em tempos”, afirma Morgana.
Mas ela não deixa de lado os chocolates tradicionais, como os amargos, ao leite e de nozes, que representam 50% do faturamento. Também não planeja produzir em larga escala para não perder a qualidade. “Só usamos matéria-prima de boa qualidade e temos um controle rigoroso para manter o padrão dos produtos quanto ao tamanho, quantidade de recheio, acabamento e embalagem. Estes ingredientes são essenciais para o sucesso no ramo”, afirma. Além das trufas e dos bombons, a empresa cria lembrancinhas de chocolate para maternidades, festas de aniversário e eventos.
“Feliz Páscoa”
Fonte: Revista - pequenas empresas & grandes negócios – janeiro/08