sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

50 Anos da Kombi

Com uma história de sucesso a Kombi completou 50 anos em 2007, foi exportada nestas cinco décadas para mais de 100 países.
A Kombi preservou os atributos de primeiro mono-volume do Brasil, atendendo frotistas de médio e grande porte, pequenos empresários e compradores particulares, órgãos governamentais, correios, transporte escolar, lotação entre outros.
De acordo com a Volkswagen, a Kombi vende em média duas mil unidades por mês. O Marketing da montadora tem pouco trabalho com ela. Raramente, a Kombi está no estande das 550 concessionárias da marca. A montadora não precisa gastar em mudanças visuais a cada três anos (prazo médio para reestilização) e tampouco com campanhas de mídia.
Qual o segredo da Kombi, um carro projetado pelo holandês Bem Pon da década de 40 do século passado? “É o melhor custo benefício da categoria”, afirma o gerente-executivo de Marketing da Volkswagen, Marcelo Olival.
O veículo é o único da categoria que transporta o quanto pesa: uma tonelada, e o mais importante é que satisfaz as necessidades dos consumidores.
Olival destaca ainda, como atributos, a durabilidade, facilidade de manutenção e economia de consumo e o preço na hora da compra. “Ao comprar a Kombi, este consumidor não deseja apenas um veículo, e sim iniciar ou ampliar seu negócio”.
Segundo a Volkswagen, a Kombi mantém a liderança, com 53% das vendas na categoria e responde por 7,2% do segmento de veículos comerciais leves.
Desde o dia 2 de setembro de 1957, saíram da linha de produção na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (ABC) 1.427.993 unidades. O mercado interno absorveu 1.290.726 unidades até julho de 2007. Neste período, foram exportadas 182 mil unidades. Os principais mercados foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.
A Kombi foi lançada em meio às obras da fábrica, que seria inaugurada só dois anos depois, com índice de nacionalização de 50%, e tinha motor de 1.200 cc.
Quatro anos após o seu lançamento, chegou ao mercado o modelo seis portas, nas versões luxo e estândar, com índice de nacionalização de 95%.
A versão picape surge em 1967, já com motor de 1.500 cc. O motor diesel 1.6, a água, surgiu em 1981. No ano seguinte surge o modelo a álcool. As versões a diesel e cabinas duplas deixam de ser produzidas em 1985. No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com motor 1.4 flex.
Atualmente, a Kombi é produzida em um turno na fábrica da Anchieta. São 320 empregados na linha. A Volkswagen produz 90 unidades diariamente.
Para Olival, sempre haverá interessados no custo-benefício da Kombi.

Fonte: Gazeta Mercantil







Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade