terça-feira, 11 de setembro de 2007

Empresa Junior

A primeira empresa júnior surgiu na França em 1967, por um grupo de jovens universitários, da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris, que buscavam a primeira experiência profissional. Chegando ao Brasil em 1988 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador.

Em 12/06/1989-cria-se a Júnior da Fundação Armando Alvares Penteados (Faap) pelo professor José Carlos Borsoi, na época em que ainda era estudante. Foi uma das primeiras no Paíz a seguir o modelo francês da empresa universitária.
As empresas juniores oferecem aos universitários a vivência prática em funções de liderança. Assim, em vez de apenas bacharéis, eles saem como verdadeiros executivos, com prática em funções gerenciais.
As empresas juniores prestam serviços a pequenas, médias e grandes empresas, auxiliando-as no desenvolvimento de diversos projetos. Entre os clientes atendidos estão Kia motors, Infraero, Pirelli, Livraria atlas, Quality Food e a propria Faap.

"A passagem por uma empresa júnior pode não ser decisiva para a contratação, mas é uma experiência batante enriquecedora e certamente um diferêncial que agrega valor ao currículo".

Hoje há profissionais agressos da Empresa Júnior da Faap em organizações como DuPont, Citibank, Siemens e Microsiga.
Em média 200 estudantes passam por um processo seletivo com auxílio de uma consultoria em RH, mas apenas de 20 a 22 são aprovados por semestre.
O período de atuação varia de seis meses a um ano e meio em média.




Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade