Pesquisas do Instituto Akatu - ONG que tem como objetivo consientizar os consumidores sobre o seu papel na construção de uma sociedade sustentável, dão sinais de que a Santista está na direção certa.
Há uma tendênciam cada vez maior de valorização das empresas responsáveis.
A Santista Têxtil lançará em outubro um tecido feito com algodão sustentável, cultivado no sul da Bahia. Uma bolsa modelo confeccionada com o material foi apresentada no desfile do São Paulo Fashion Week como parte da coleção Verão 2008.
No Boticário, a opção foi por valorizar o comércio justo e solidário, por 380 artesãs de 11 comunidades do Pernambuco, que produziram 25 mil mini bonecas de pano que foram colocadas à venda em lojas da Rede em S.Paulo e no Rio de janeiro.
As bonequinhas da sorte podem ser compradas por R$ 2,50, com objetivo de mostrar que é possivel promover a inclusão dos "pequenos" no mundo dos "grandes".
O Boticário aderiu ao programa, com as organizações não governamentais (ONGs) Ética Comércio Solidário, a Visão Mundial e o Sebrae Nacional.
Além de gerar renda e promover a valorização dessas mulheres e de suas famílias, os clientes reconhecem a importância da ação.
Desde 1990, a empresa desenvolve ações dessa linha. O meio ambiente é o principal foco da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, como a manutenção de reservas ecológicas.