Os programas de formação dentro da empresa são cada vez mais valorizados pelos funcionários e diretores, fazendo com que este se sinta realizado e apoiado por seus superiores.
Para a Microsoft Ibérica, a formação é uma prioridade, a empresa dispõe de um amplo catálogo de cursos de iniciação para os novos trabalhadores denominados NEO(New Employee Orientation), até programas para cada uma das funções que um profissional pode exercer dentro da empresa.
Para o Citigroup, é essencial tanto para desenvolver o trabalho no dia-a-dia, quanto para conhecer a organização e poder falar uma linguagem comum nos cem países onde está presente.
Outra política de formação das duas empresas é a vocacional, ela visa melhorar os conhecimentos técnicos, de produtos, vendas, atendimento ao cliente e do inglês.
A formação em liderança e a executiva são os outros dois pilares que completam os programas da empresa.
A Indra concentra a formação de seus diretores em três aspectos: O Negócio (tendência de mercado, posicionamento estratégico e projetos), a Gestão da equipe e dos clientes e a Gestão de si mesmo.
A Contax, desenvolve o Crescer, com objetivo de capacitar seus líderes, por meio de um curso universitário em gestão de serviços.
Em parceria com universidades como: Estácio de Sá no Rio de janeiro e Uninove em São Paulo, a Contax elaborou um curso politécnico de gestão em serviços, com duração de dois anos, onde no final o funcionário recebe um diploma universitário.
No Rio , com um total de 300 participantes, as primeiras turmas iniciaram o curso em agosto de 2006 . Já em São paulo as quatro primeiras turmas começaram o curso em agosto de 2007 com 260 participantes.