A São Paulo Alpargatas - fabricante das marcas Havaianas, Rainha, Mizuno, Topper, Timberland e Sete Léguas, inaugurou em junho sua filial nos Estados Unidos e abriu escritório no Chile, agora prepara-se para entrar fisicamente na Europa até o início de 2008.
A presença no exterior exige investimento pesado e principalmente em marketing que são feitos no meio do ano devido a sazonalidade no hemisfério norte.
A unidade de negócios de sandálias Havaianas representou 59% da receita do semestre, além de estabilização e ganho de participação de mercado.
De acordo com Márcio Utsch, presidente da companhia, apesar de não ter números consolidado, alguns fatores como os resultados dos concorrentes e os pedidos dos clientes indicam que a empresa ampliou sua participação.
A Havaianas fechou 2006 com 43% do mercado de sandálias de borrachas. Para 2007 pretende cumprir o orçamento do ano de R$ 100 milhões até dezembro, sendo que já investiu R$ 62 milhões.
Para se consolidar no setor calçadista a empresa tem interesse em adquirir a Alpargatas Argentina.