sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os Monitores LCD atraem...

O volume comercializado entre monitores de tubo (CRT) e das telas de cristal líquido (LCD) está ficando com uma participação muito pequena. Segundo fabricantes como Samsung e a AOC, já desistiram de produzir monitores de tubo.
Os monitores LCD atraem os usuários pela maior qualidade de imagem e por ocuparem menor espaço que os de tubo, o mesmo acontece no segmento de televisores.
"Em dezembro de 2006 o LCD já havia superado o CRT, em julho 2007 representou 75% das vendas", afirma o diretor de pesquisas da IT Data, Ivair Rodrigues.
De janeiro a agosto do ano passado o preço médio de um LCD de 17 polegadas caiu de R$ 1.049,00 para R$ 799,00 e hoje em dia ele sai por R$ 599,00 segundo a IT Data.
As coreanas Samsung e LG Eletronics continuam com uma grande participação no mercado, mas fabricantes como AOC e Proview começam a avançar no setor.
De acordo com o analista sênior da IDC Brasil, Reinaldo Sakis, as vendas totais de monitores cresceram 17% entre janeiro e junho deste ano, atingindo 4 milhões de unidades, com uma expansão de 200% dos modelos LCD.
Do primeiro para o segundo trimestre, a participação das telas finas saltou de mais de 50% para cerca de 70%.
Como as vendas do Natal prometem ser aquecidas, a Samsung estabelecida em Manaus começou a 5 meses a produzir monitores em sua fábrica em Campinas (SP), (antes voltada para telefones celulares), aproveitando a oportunidade de redução do ICMS para os fabricantes de monitores em São Paulo. Assim, ficou melhor até para abastecer alguns estados apartir de São Paulo onde o sul e sudeste recebem entregas vindas de Campinas, ganhando até 15 dias de trânsito, mas a unidade em Manaus permanece com sua produção normal.
Considerando o mercado de desktops e de notebooks, a expectativa geral do mercado é de crescimento de vendas de computadores pessoais próximos de 20% . Para 2008, a tendência é de continuar em expansão.
A Samsung trabalha com meta de crescimento de 10% neste ano. "Mas o Brasil ainda tem uma penetração de menos de 20% dos computadores, o que dá muitas oportunidades de crescimento". diz Wladimir Benegas, diretor de produtos digitais da Samsung.




Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade