A Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudióloga (Arpef) comemora 20 anos de trabalho em prol da reabilitação dos surdos com a segunda edição de seu projeto "Cinema Nacional Legendado - "Versão Videoteca", patrocinado pela Petrobrás. Estão sendo distribuidos desde 26.11.2007 para associações de surdos em todo Brasil mais cem kits, com 60 novos títulos de filmes nacionais com legenda oculta (Closed Caption). Sucessos como: O ano em que meus pais saíram de férias, Casa de Areia, A dona da história, A grande família - O filme, A máquina, Castelo Rá-tim-bum, Dois filhos de Francisco, O caminho das nuvens e O céu de Suely, entre outros.
O projeto vai beneficiar estados como Santa Catarina, Paraná Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo. Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em 2006, o projeto Videoteca revelou-se um sucesso na comunidade surda brasileira.
O projeto foi idealizado pela fonoaudióloga Helena Dale, criadora da Arpef, em parceria com o Centro de Produção de Legendas (CPL).
Pioneira no país, há três anos a mostra CNL incentiva o acesso à informação e ao lazer por meio de sessões gratuitas de filmes brasileiros com legenda oculta.
O projeto permite ao surdo acompanhar não só os diálogos das personagens, como o clima da cena, indicações de sons e música, aproximando-o de uma real experiência cinematográfica.
O Painel Legenda Oculta no Brasil é promovido há sete anos pela Arpef e há quatro conta com o apoio do CCBB-RJ, onde discute a acessibilidade para os surdos.
Entre os temas já abordados estão educação e cultura, lei da acessibilidade e comerciais para deficientes auditivos.
O próximo evento será realizado no dia 13 de dezembro, às 18h30, no CCBB-RJ, e abordará o tema "Avaliando as Conquistas", contando com a presença de surdos na mesa de discussão. É possível oferecer às crianças e aos jovens surdos brasileiros uma vida com chances reais de inserção na sociedade.
Fonte: Gazeta Mercantil - Agência JB - Rio