A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) pretende aumentar a participação dos jatos executivos na receita da companhia, de 15,7% em 2006 para 20% neste ano.
"Os jatos executivos são hoje uma ferramenta importante para a produtividade das empresas", disse Luiz Carlos Affonso, vice presidente executivo da divisão de jatos executivos.
A empresa planeja desenvolver jatos executivos de categoria light, o Phenom 300 (com capacidade para 9 passageiros) e o Legacy 600, categoria super mid-size (de 16 assentos). O desenvolvimento desses jatos levará cerca de cinco anos, disse Affonso.
O primeiro lançamento da Embraer foi o Legacy 600, em 2002. Este jato já tem mais de 600 unidades vendidas em 20 países.
A empresa já está desenvolvendo dois modelos executivos: o Phenom 100 (very light), que custa US$ 3 milhões será entregue em 2008 e o Phenom 300 (light), de US$ 6,9 milhões tem entrega prevista para meados de 2009. Outro modelo que começará ser produzido é o Lineage 1000 (ultra large), com capacidade para 19 passageiros que custará US$ 42,9 milhões, quem receberá o jato em dezembro de 2009 será a mexicana Omnilife.
No mercado mundial deverão ser entregues 11.115 jatos executivos até 2016. Na América Latina estima-se que sejam vendidos 690 jatos executivos até 2016.
O México, primeiro colocado neste mercado tem 410 jatos executivos e o Brasil, segundo com 320 jatos.
Vários contratos e acordos estão sendo assinados para vendas de jatos.
-Com a NAS Air, da Arábia Saudita, modelos E-jets Embraer 190 e 195.
-Com a Al Jaber Aviation, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, os modelos Lineage1000 e Legacy 600.
-Com a Globalia, da Espanha, e a Falcon Aviation, os modelos Lineage 1000, Legacy e Phenom.
- E com a empresa aérea indiana, Invision Projects Pvt, os Phenom e Phenom 300, estes com entregas prevista para agosto de 2010.
Fonte: Gazeta Mercantil