Começou neste sábado em São Sebastião, no litoral paulista, a disputa do Circuito Pimaco de O'pen Bic, classe criada em abril de 2006 e recentemente reconhecida pela Federação Internacional de Náutica (Isaf, na sigla em inglês).
As regatas disputadas foram dos tipos barla-sota, trapézio e slalom, que é um percurso específico da classe O'pen Bic. "Neste tipo de regata, o velejador sobe de contra-vento e desce de través passando por várias bóias e sempre por fora", explica Dudu Melchert, coordenador da classe no Brasil, em entrevista à revista Náutica.
A próxima etapa, também disputada em São Sebastião, ocorre nos dias 8 e 9 de dezembro. O circuito terá ainda mais três provas em São Paulo e outras três no Rio de Janeiro. Os quatro melhores velejadores de cada estado se enfrentam no próximo mês de junho, em Ilhabela (SP), para definir quem será o único representante do Brasil no Euro'pen, principal evento da categoria em escala mundial.
Na modalidade, criada pela fabricante de canetas Bic, os barcos têm linhas inspiradas nos veleiros de oceano da classe Open 60. No entanto, possuem apenas 2,75 metros de comprimento, o que os torna rápidos e fáceis de conduzir. "Técnica e habilidade são constantemente testadas para manejar este novo barco", comparou Melchert.
Informações sobre o Barco:
Comprimento: 2,75m - Largura: 1,14m - Peso: 45Kg -
Peso máximo ideal do velejador: 65Kg
Peso máximo possível: 90Kg
Mastro:
Comprimento: 3,90m (duas partes) - Rigidez: IMCS 16 - Peso: 2,1Kg
Fonte: Gazeta Mercantil - Plano Pessoal - Placar GZ'