O grupo Lenovo, terceiro maior fabricante mundial de computadores, mostrou nesta terça-feira os seus primeiros produtos da marca Think desde que comprou da unidade de PCs da IBM, em 2005. A principal fabricante de computadores chinesa anunciou dois produtos, o ThinkStation S10 e o ThinkStation D10, ambos voltados a profissionais em indústrias como a petrolífera e de exploração de gás, design e a criação de conteúdo digital.
A IBM costumava comercializar laptops ThinkPad antes de vender a sua divisão de PCs para a Lenovo, em um momento no qual enfrentava pesada competição.
"Isso é a Lenovo saindo do guarda-chuva da IBM e tentando estabelecer uma identidade própria", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group.
Mas Enderle afirmou que o movimento da empresa chinesa para entrar no mercado de PCs para consumidores finais no ano que vem será provavelmente mais crucial para o crescimento da companhia.
O Segmento formado por clientes empresariais representa cerca de 70 por cento do mercado de PCs, mas os consumidores, com a fatia restante, são o segmento que mais cresce, disse o analista.
Os novos computadores são equipados com chips da intel e estarão disponíveis em janeiro por meio dos parceiros comerciais da Lenovo e no site da empresa. Os preços do S10 começam a partir de 1.199 dólares e a série D10 tem preço mínimo de cerca de 1.739 dólares.
Fonte: Nova York (Reuters)