quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Digitron

A Intel fechou um acordo com a fabricante brasileira de componentes digitais Digitron para a produção nacional de placas-mãe de computadores com a marca da norte americana, no primeiro acordo do tipo acertado pela gigante da informática no mundo.
As placas serão montadas na fábrica da Digitron em Manaus, que consumiu investimentos de 40 milhões de dólares e possui uma linha de produção voltada inteiramente aos produtos da Intel. A expectativa é de vendas de 500 mil unidades em 2008, após o início da comercialização em dezembro, apenas no mercado brasileiro.
As atuais condições favoráveis no país como a estabilidade financeira, incentivos fiscais do governo e crescimento significativo do mercado permitiram a decisão pela produção local das placas da Intel, que já vinha sendo estudada pela empresa norte-americana há algum tempo. "O acordo para licenciamento com a Digitron foi a maneira mais rápida encontrada pela empresa para viabilizar a produção local de placas-mãe", divulgou a Intel.
"O país (Brasil) vive um grande momento em relação ao crescimento no consumo de produtos de tecnologia da informação, devendo estar entre os três maiores do mundo até 2010", disse no comunicado o presidente da unidade brasileira da Intel, Oscar Clarke.
As empresas estimam que as placas-mãe Intel montadas no país serão cerca de 20 por cento mais baratas do que os produtos importados e avaliam a produção de outros modelos em 2008.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), foram comercializados 2,627 milhões de computadores no terceiro trimestre, 21,7 por cento a mais que no mesmo período do ano passado. Desse total, 51 por cento foi vendido a usuários domésticos e o restante a empresas.
Em 2007 como um todo, a expectativa da entidade é de vendas de até 10,2 milhões de computadores e para 2008 a previsão é de crescimento de 17 por cento sobre este ano.
A Digitron também mantém parceria com a taiuanesa Gigabyte, montando suas placas-mãe e notebooks, e prevê faturar em 2007, 441 milhões de reais, crescimento de 31,6 por cento sobre 2006.
Fonte: São Paulo (Reuters)




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