Segundo Alain Baldacci, presidente da Adetur-SE, o itinerário piloto já foi montado: um roteiro de 14 dias, que começa
O diferencial é que o roteiro pode começar e terminar onde o cliente quiser. Em cada ponto, os turistas terão diversas atrações, além do pernoite em hotéis.
A Adetur ainda não pôde concluir o projeto devido a Resolução 1166 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada para proteger linhas regulares de ônibus da ação clandestina.
Atualmente não são permitidos embarques e desembarques múltiplos, além disso, todos os ônibus têm que sair com uma lista com o nome dos passageiros, o que provavelmente não será possível caso ocorra embarque e desembarque em cada trajeto.
“Há uma idéia equivocada de que ônibus de turismo pode competir com as empresas de linhas regulares”, diz Baldacci. O objetivo é exatamente o contrário: aumentar a integração turística entre os estados e envolver diversos segmentos. “Vamos testar esse roteiro para torná-lo bem eficiente, eliminando quaisquer problemas com outros setores e depois criar novos destinos”, completa.
A Adetur-SE já trabalha em parceria com a ANTT e com o Ministério do Turismo para aprovar o projeto.
Um fórum de discussão foi realizado também com a participação da Associação Nacional de Transportadores de Turismo (ANTTUR), SindRio-Rj, FBC&VB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Braztoa.