Para um excelente passeio no Chile, são três as principais alternativas turísticas: o Norte, com o deserto de Atacama; a capital, Santiago; e o Sul, conhecido como região dos Lagos.
Em Puerto Montt, fundada em 1853 com 200 mil habitantes tem em sua arquitetura a marca dos colonizadores alemães. As atividades principais são o comércio, a pesca e o turismo. Também é o segundo maior porto do país, de onde partem os cruzeiros para as ilhas da Patagônia. Os cruzeiros fazem parada no porto que tem a segunda maior diferença de maré do mundo, de 7 metros (a Nova Zelândia tem a maior, de 8 metros).
Para facilitar os passeios pela região dos Lagos, o ideal é ficar hospedado em Puerto Varas a 15 km de Puerto Montt. Com apenas 28 mil habitantes é conhecida como a capital turística do Sul do Chile. Fica ás margens do Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile, com 200 km de extensão e até 350 m de profundidade, com vista para os vulcões Osorno e Calbuco, que fazem parte da Cordilheira dos Andes.
As opções de hospedagem vão desde pousadas até um hotel cinco estrelas.
De Puerto Varas dois destinos são obrigatórios: a cidade de Frutillar e o vulcão Osorno.
Frutilar, fundada em 1856 e com apenas três mil habitantes, se caracteriza por preserva, a qualquer custo, as tradições alemãs.
O vulcão Osorno, a 50 km de Puerto Varas, com seu topo coberto por geleira eterna, é o local preferido dos turistas brasileiros, por isso, há cerca de dois anos, o vulcão, que tem 38 crateras, ganhou um centro de esqui e montanha.
Boa Viagem!
Fonte: Gazeta Mercantil