domingo, 20 de dezembro de 2009

Planejamento de Prosperidade Financeira para 2010

Assegure seus lucros financeiros para 2010 no mercado imobiliário, imóvel na planta é um bom investimento, para toda família inclusive para você estudante e profissional do futuro.
O Litoral Paulista oferece uma gama de novos empreendimentos, seu apartamento com lazer total da infância à 3ª idade, para segurança da sua família preservando o meio ambiente.
Informe-se melhor deixe seu e-mail para contato no e-mail:
marijocato@hotmail.com

Bacia de Santos em novos rumos

A exploração e comercialização do petróleo e gás natural extraídos da Bacia de Santos prometem novos rumos ao Litoral Paulista no ano de 2018.
O levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo – levam em consideração os blocos já concedidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), incluindo as sete primeiras jazidas leiloadas do pré-sal.
As quatro cidades do Litoral Norte mais beneficiadas em participações especiais com o equivalente a 66% do total serão: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
Os nove municípios da Baixada Santista ficarão com 25% do total serão: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Já no Vale do Ribeira com 9% do total inclui Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.
A pesquisa, divulgada no final de novembro em Santos, foi encomendada pela Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg), ligada à Secretaria de Desenvolvimento.
O levantamento deve ser analisado como uma ferramenta para futuros planejamentos de investimentos e preservação do meio ambiente.

Fonte: A Tribuna Santos

Desenvolvimento no Litoral Paulista

Segundo o estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Bertioga deverá ser a cidade da região com o maior volume de recursos, o município abriga parte dos campos de Lagosta e Merluza – muito ricos em gás natural.
Cubatão aparece em segundo na lista de beneficiários da região em royalties e participações especiais, devidos por abrigar uma refinaria e instalações de embarque e desembarque.
As cidades do Litoral Norte como Ilhabela e São Sebastião também terão recursos bastante expressivos.
Segundo o secretário executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, dificilmente os poços estarão desenvolvidos ao mesmo tempo, o que fará com que os municípios recebam as compensações em épocas diferentes.
“Os poços têm diferentes fases de desenvolvimentos e cada município tem a sua área de influência”, explica Santos.
Iniciado em setembro de 2008, o levantamento já conta, com o início das operações em Carioca, Parati, Guará e Bem-te-vi, que, segundo cronograma da Petrobrás, deverá estar produzindo até o final de 2010.
A votação do projeto de lei que define o modelo de partilha para a exploração e produção do petróleo do pré-sal só acontecerá no início de fevereiro de 2010.

Fonte: A Tribuna Santos

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Teleton 2009

Nos dias 23 e 24 de outubro você está convidado a participar junto com AACD no Teleton 2009 no SBT.

Faça você também uma contribuição à AACD e torne muitas crianças felizes ao se reabilitarem de seus tratamentos físico e emocional.
Depósito em Conta Corrente-
Banco Itaú – agência 0183 – Conta Corrente 19611-2 ou
Bradesco - agência 3381-2 – Conta Corrente 10.800-6

Seje um valor de fato neste encontro com a solidariedade no SBT.
É a Corrente do Bem para AACD 2009.

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, fundada em 1950 pelo Dr. Renato da Costa Bonfim, por um grupo de médicos e voluntários da comunidade, desenvolve um trabalho sem fins lucrativos. Visa reabilitar e incluir socialmente crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.
Visite o site: www.teleton.org.br e www.aacd.org.br

domingo, 4 de outubro de 2009

Aparelhos portateis

Os e-readers são dispositivos de leitura eletrônicos. O grande atrativo é que são aparelhos leves e pequenos, o consumidor poderá assistir a filmes e navegar na internet, além de ler livros e jornais.
Devido à queda nos preços e o crescimento no número de livros digitalizados, podem superar as vendas para este natal nos Estados Unidos.
Os E-readers como o Kindle, da Amazon.com, e o Reader, da Sony serão destaques nas festas de fim de ano de 2009 no mundo.
A ISuppli espera que as vendas de e-readers no mundo todo superem os 5 milhões de unidades neste ano, ante 1 milhão registradas no ano passado.
Os Consumidores poderão comprar seus e-readers nas lojas da Wal-Mart e Best buy, nos Estados Unidos.
Fonte: Reuters

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Designer de Interiores

A Bambu Revest, apresenta uma nova opção para decoração de ambientes.
Localizada em Bertioga no Estado de São Paulo, se especializou na produção de chapas para revestimento de paredes, forros, divisórias, portas e móveis entre outros.
O designer J. Nunes, há mais de 15 anos estuda a versatilidade da planta, que possui amplas vantagens sobre a madeira. Enquanto o pinus, uma das espécies mais usadas, produz três mil arvores por hectare o bambu produz 10 mil. Enquanto o pinus leva sete anos para chegar ao ponto de corte, o bambu está pronto para o uso em três anos, afirma Denise Sakamoto, arquiteta e diretora da empresa.
Segundo a designer de interiores Claudia Catão, a aceitação tem sido muito positiva. “Tudo o que é sustentável é recebido de uma forma muito positiva pelos clientes”. No momento, o foco da Bambu Revest está voltado para arquitetos, decoradores e designer. Vendido em placas de 25 cm por 25 cm, ele é indicado para instalação em áreas internas, protegidas do sol e da chuva.
“É um produto diferenciado, não só pela sustentabilidade como pelo designe exclusivo”, afirma Denise.
Fonte: Revista Sua Casa “A Tribuna”

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Couro de Peixe

A utilização do couro do peixe é um projeto pioneiro desenvolvido pelo pesquisador Orlando Couto Junior, biólogo da Universidade Santa Cecília, em Santos, Estado de São Paulo.
O professor desenvolveu uma tecnologia que permite usar a pele do pescado em placas para revestimento decorativo de paredes bijuterias ou estofados.
A matéria prima é suficiente no litoral paulista, mais de 15 mil toneladas de resíduos não aproveitados de peixe vão para o lixo todos os anos.
Este processo já é usado até em coleção de alta-moda na Europa, no revestimento de bolsas, calçados e roupas.
Essa textura imita o couro tradicional, mas com uma grande vantagem: não utiliza substâncias químicas no processo de curtimento, é uma alternativa sustentável, de baixo impacto ambiental.
Para dar maciez e eliminar odores, a pele passa por um processo especial, à base de água, álcool, variação de temperatura e o remolho.
Além disso, foram desenvolvidos pigmentos naturais para dar cor ao produto. Eles são feitos a partir de banana, mamão e também da rizófora (planta de manguezal).
O projeto tem um forte ingrediente social, segundo o pesquisador é desenvolver a tecnologia e ensiná-la para famílias da Região. “Curtir a pele é apenas uma das etapas desse processo que começa no pescador, revendendo os resíduos, e termina nas lojas em forma de produtos”.
Fonte: Revista Sua Casa – A Tribuna

terça-feira, 23 de junho de 2009

Redes Sociais

Os sites de relacionamento social e os blogs são responsáveis por quase 10% do tempo passado na internet - mais do que o tempo passado vendo e-mails.
Os brasileiros são os usuários mais constantes desse tipo de sites, segundo relatório da Nielsen Online: 80% dos internautas brasileiros freqüentam sites de relacionamentos. São também os que passam nesses sites a maior parcela do tempo em que estão on-line: 23% - declarou John Burbank, executivo-chefe da Nielsen Online.
O estudo global mostra que os sites ficaram em quarto lugar, depois dos sites de busca, os de interesse geral e os de softwares.
Um em cada onze minutos on-line são passados em sites de relacionamento. Entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008, o tempo passado nestes sites subiu 63% passando para 45 bilhões de minutos.
O Facebook é a rede de relacionamento mais famosa do mundo, com 108,3 milhões de freqüentadores, mas as preferências diferem em cada país.
O Facebook é o site mais visitado na Austrália, Espanha, Suíça, França, Reino Unido e Itália. Os americanos preferem o MySpace, no Japão a preferência é pelo site local Mixi, e no Brasil o número 1 é o Orkut, site de relacionamentos do Google.
Muitos sites de redes sociais foram originalmente criados para um público mais jovem, mas hoje não são usados apenas pelos jovens, O maior crescimento de filiações do Facebook vem dos internautas da faixa de 35 e 49 anos de idade. O site ganhou duas vezes mais freqüentadores novos de 50 a 64 anos que os de menos de 18.
No Reino Unido, se a tendência atual se mantiver, em junho de 2009 o Facebook já terá tantos freqüentadores de 35 e 49 anos quanto os de 18 a 34.
Fonte: Gazeta Mercantil

terça-feira, 2 de junho de 2009

Lumi via África

A Lumi é uma empresa nova, com apenas três anos de atuação no Brasil no segmento de perfumes e cosméticos.
Segundo a empresária Selma Antunes sócia da Lumi no Brasil, a empresa foi a primeira a levar o conceito de venda porta a porta para Angola. E foi o sucesso em Angola que incentivou a empresa investir em outro país de língua portuguesa: Moçambique.
O modelo de negócio será semelhante ao de Angola. O representante local será o empresário José Guerra, casado com uma brasileira, que dirige o canal de televisão Miramar, retransmissor da Rede Record na capital do país, Maputo.
A expectativa é que os produtos tenham a mesma aceitação que em Angola, especialmente a linha de maquiagem para a pele negra.
“As clientes de Angola receberam muito bem os produtos porque eles foram desenvolvidos conforme suas necessidades e esperamos que seja assim também em Moçambique”, diz Selma.
Em seis meses de atuação na África a empresa já exportou cerca de 30 mil frascos de perfumes e mais 120 mil itens de maquiagens, produtos de higiene pessoal e acessórios.
A empresa conta com 1,5 mil clientes cadastradas para atuar como revendedoras e nove distribuidores.
“Há um potencial muito grande de crescimento, só precisamos ir adaptando as diferenças culturais”, afirma Selma.

Fonte: Gazeta Mercantil

domingo, 31 de maio de 2009

Retomada da confiança

Na quinta-feira o Departamento de Comércio Norte-Americano informou que os pedidos de bens duráveis nos Estados Unidos subiram 1,9% em abril. Essa notícia proporcionou a retomada da confiança de consumidores e empresários no futuro da economia Norte-Americana.
O mercado brasileiro tem se mantido positivo com forte atuação do investidor estrangeiro, que demonstra confiança em investir no Brasil. Um ponto que contribui para isso é a queda do juro.
A tendência é que no curto prazo os investimentos estrangeiros continue a ingressar no País de forma direta e para o mercado financeiro, com isso o Brasil deve ter um processo de recuperação na economia mais rápido que os outros países.
O mês fechou com resultado positivo na Bovespa em 12,49% aos 53.197 pontos. Nas próximas semanas devido a proximidade do exercício de opções e de contratos futuros, poderemos ter uma volatilidade maior no mercado principalmente em relação às ações de maior potencialidade no índice.
Graficamente o rompimento dos 51.550 pontos no índice Bovespa foi positivo e aponta a continuação da tendência altista.
O Índice de Força Relativa (14) aos 68 mostra ligeira força compradora. A tendência é de volatilidade para esta semana com objetivo de um fechamento acima dos 53.810 pontos.
O suporte encontra-se em 50.070 pontos e a resistência em 53.810 pontos.

Fonte: Projeção/Lógica do Mercado/Reuters

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Notebooks Sony e LG

A japonesa Sony está se preparando para ampliar a produção de notebooks em sua fábrica localizada em Manaus, devido aos resultados dos produtos Vaio terem crescido 400% no ano passado, segundo Francisco Simom, gerente da marca.
Quando iniciou a produção local, há um ano e meio aproximadamente a Sony produzia apenas dois modelos no Brasil. Hoje são sete os modelos fabricados no País e a expectativa de Simom é terminar 2009 com 14 modelos. A produção local favorece a oferecer produtos com preços mais acessíveis.
A novidade da marca Vaio para o Brasil está no modelo pocketstyle, com 12 centímetros de largura e dois de espessura. A perspectiva de crescimento da marca Vaio é de 100% este ano.
Segundo Celso Prevideli, diretor comercial de produtos de informática da LG Eletronics, também planeja ampliar a produção de notebooks no Brasil.
A capacidade da produção da fábrica de Taubaté (SP) é de 15 mil por mês. No ano passado a LG vendeu 60 mil notebooks. A expectativa de venda para este ano é de 200 mil unidades.
Fonte: Gazeta Mercantil

Via Uno Tipo Exportação

A marca de calçados e acessórios femininos Via Uno, esteve no mês de março em Milão com um Showroom de 191m².
Este evento vem dando seqüência ao plano de internacionalização iniciado em 2005.
Além de uma loja própria em Milão, a marca está em outros nove centros da Itália, incluindo Roma, Turim e Gênova. Com produção anual de 8 milhões de pares, a marca exporta cerca de 50% da produção.
Na Europa, está em países como Alemanha, França, Holanda, Portugal e Espanha. Ao todo são 84 lojas no exterior e 151 no Brasil.
Fonte: Gazeta Mercantil

domingo, 26 de abril de 2009

Investidor mais confiante

As notícias referentes resultados positivos apresentados por empresas globais e dados econômicos animadores nos mostram que está havendo uma recuperação acima do esperado no mercado.
Os investidores apresentaram-se confiantes e atuaram na ponta de compra esta semana.
A balança comercial registrou um saldo positivo de US$ 328 milhões na terceira semana de abril no período, foram registradas exportações da ordem de US$ 2.756 bilhões e importações de US$ 2.428 bilhões.
Nos Estados Unidos os indicadores econômicos do mercado financeiro estão mostrando reação positiva.
No Brasil tivemos a sétima semana seguida com encerramento positivo.
A média móvel exponencial de 21 períodos no gráfico diário do índice Bovespa se apresenta como suporte mostrando tendência de alta em 44.160 pontos.
Os indicadores confirmam movimento de alta. O índice deverá ser testado aos 47.757 pontos, portanto poderá haver uma realização de lucros para poder prosseguir mais consistente rumo aos 48.080 pontos.
O suporte encontra-se em 44.810 pontos e a resistência em 48.080 pontos.
Fonte: Projeção/Lógica do Mercado/Reuters

domingo, 19 de abril de 2009

Em campo positivo

Embora o mercado acionário doméstico tenha sido beneficiado esta semana por ingresso de recursos internacionais, tivemos a realização de lucros em alguns papéis em seguida ao vencimento dos contratos de índice futuro e devido a alguns dados negativos da economia.
Na sexta feira o mercado ficou por conta das operações relacionadas ao vencimento de opções para segunda feira. O índice Bovespa fechou com leve desvalorização de 0,54% aos 45.778 pontos.
O índice se encontra em campo positivo e aponta continuação de sua tendência altista. A média móvel exponencial de 21 períodos sinaliza força compradora em 43.507 pontos, se permanecendo com bons volumes os indicadores confirmam que deverá ser testado aos 47.266 pontos, apesar do mercado possuir forte resistência a 46.500 pontos.
O suporte encontra-se em 40.080 pontos e a resistência em 48.080 pontos.
O emprego na indústria paulista volta a registrar alta após cinco meses seguido de queda. Com a criação de 34.818 postos de trabalho, o emprego formal cresceu 0,11% em março em relação ao mês anterior. Este foi o melhor resultado mensal do ano e o segundo mês consecutivo de crescimento.
Nos Estados Unidos, a variação foi positiva de 0,07% aos 8.131 pontos. A confiança do consumidor americano recuperou-se em abril.
A pesquisa Reuters/Universidade de Michigan apontou que o índice de confiança subiu para 61,9 ante 57,3 em março.

Fonte: Projeção/Reuters/Lógica do Mercado.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Mercado de Chocolates

A estimativa da Associação brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) é de comercializar este ano 12% mais ovos de Páscoa que em 2008.
O cacau e o açúcar apresentaram um reajuste de preços este ano provocando um aumento na comercialização de produtos para Páscoa.
Mesmo com margem menor a Arcor espera ampliar as vendas em 5% em volume e até 12% em faturamento.
Para a empresa, a crise é passageira e uma nova linha de produtos de ovos de Páscoa foi instalada na fábrica de Bragança Paulista para atender a demanda deste ano. “Temos uma visão de longo prazo”, disse o diretor de marketing da argentina Arcor, Gabriel Prochani.
Segundo Reinaldo Bertagnon, diretor de vendas da Village, a empresa terceiriza a produção para várias outras empresas. Para este ano 65% da produção total será para a marca própria.
Esta é a primeira Páscoa em que a Pandurata Alimentos contará com três marcas: Bauducco, Viscontti e Hershey – com a qual firmou uma parceria no início de 2008. De acordo com Paulo Cardamone diretor de marketing da empresa, que aposta principalmente nos bolos, a expectativa é de crescer 15% este ano em relação a 2008.
Segundo Luis Felipe Rego, diretor da unidade de chocolates da Nestlé e vice-presidente de comunicação da Abicab, a expectativa da empresa, que também possui a marca Garoto, é crescer em linha com o mercado 5% em volume.
A multinacional suíça Nestlé estreará no mercado de bolos de Páscoa, estarão disponíveis, no sabor tradicional, de frutas e Alpino, que foi o maior sucesso dos panetones da empresa no último Natal.

Fonte: Gazeta Mercantil

Novos Produtos da Lacta

Para obter bons resultados este ano, Eduardo Nigro, diretor da unidade de chocolates da Kraft Foods, da marca Lacta, conta que a empresa começou a planejar a Páscoa há 18 meses.
A empresa preparou uma promoção que contará com prêmios em dinheiro dentro dos ovos. Os ovos infantis, no entanto, continuarão com brinquedos como atrativos.
É neste período do ano que concentra os principais lançamentos da empresa.
A Kraft Foods, dona da marca Lacta, fechou o ano com 35% de participação, a maior no setor de chocolates.
A empresa investiu para ampliar a presença e colocou no mercado novas versões de chocolates meio amargo que representam 8% do mercado de tabletes. O Amaro, chocolate meio amargo da companhia, possui 2,5% desse segmento. A idéia é impulsionar os novos produtos que chegam ao mercado.
Além das novas versões de chocolates amargo a empresa colocará no mercado nesta temporada os tabletes paçoca, café e chocolate branco com cristais, além de uma nova versão do Sonho de Valsa, o mini Sonho de Valsa.
“O perfil do consumidor dessa categoria é diferenciado. Percebemos que existe uma oportunidade”, disse Nigro.

Fonte: Gazeta Mercantil

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Sabor perfeito

Há um ano a marca do chocolate Valrhona apreciado nos quatro cantos do planeta chegou ao Brasil e finalmente começa a ser utilizado por chocolaterias brasileiras de nicho, apresentada por Christophe Henry, diretor internacional da marca francesa.
Em um seleto grupo para degustação foram observados alguns itens importantes como: que um bom chocolate deve antes de tudo, apresentar um belo brilho, já que começamos a degustá-lo com o olhar. Ao aproximá-lo do nariz, deve trazer cheiro de fruta. Em seguida, deve fazer um sonoro “croque” quando quebrado; grudar no céu da boca e derreter de forma uniforme.
“O sabor de um bom chocolate permanece na boca até dez minutos depois de degustado”, destacou Henry.
Uma boa dica é de Vanessa Fiúza, do Chef Rouge, é de que um bom vinho Sauternes não muito licoroso, não muito envelhecido, sem ser muito frutado, pode ser um bom acompanhamento para um bom chocolate.
Christophe Henry, da Valrhona avisa, porém que não se deve degustar chocolate com água, “isso não só encobre, mas também exclui o sabor de um chocolate”.
Marcas de chocolates sugeridas na reportagem:
Saint Phylippe, Chocolat du Jour, Lindt, La vie en Douce, Sweet Brazil e Village.

Fonte: Gazeta Mercantil

domingo, 29 de março de 2009

Resumo de noticias

Embora o fechamento de sexta feira tenha sido negativo em 1,60% aos 41.907 pontos a Bovespa terminou em território positivo na semana com 4,56%.
Os investidores aproveitaram os ganhos da semana para negociar seus papéis realizando lucros. O volume continua baixo e centrado no giro diário não permitindo alta mais consistente.
O rompimento do nível 40.600 pontos foi positivo para os preços, aponta a continuação de seu movimento de alta. O índice possui resistência a 43.441 pontos
Um motivo de otimismo foi o retorno de recursos externos para a Bovespa.
Alguns investidores estão aproveitando as notícias positivas para elevar os preços das ações principalmente à de menor liquidez consideradas de segunda linha.
A Balança comercial brasileira registrou um saldo positivo de US$ 619 milhões na terceira semana de março. Como o risco mundial deve diminuir se o governo norte americano realmente começar a "limpar" os seus bancos e estes voltarem a emprestar dinheiro para o mundo, acrescentando o saldo positivo da balança comercial devido à desvalorização cambial durante a crise, é bem possível que o Real volte a se fortalecer no decorrer deste ano.
Nos Estados Unidos o entusiasmo ficou por conta dos pacotes do governo para tentar reanimar a economia americana.
A demanda por bens duráveis nos EUA cresceu 3,4% enquanto analistas esperavam uma queda de 1,2%. Isto quer dizer que os investidores estão voltando timidamente.

Fonte: Projeção.com/Reuters

sexta-feira, 27 de março de 2009

Um sabor solidário

Aos 56 anos de experiência e tradição a rede de confeitarias Ofner, comemorou bons resultados em 2008 ao produzir 300 toneladas de panetone superando em 10% a produção de 2007.
O Objetivo da confeitaria está voltado agora para Páscoa deste ano. Considerando-se preparada a expectativa da rede é aumentar em 5% as vendas de chocolates em relação ao mesmo período de 2008.
Fundada em 1952, pela imigrante húngara Anna Ofner, que começou no Brasil fazendo doces para a família.
A empresa permaneceu sob o controle da família até 1960 quando foi vendida a um grupo de empresários que permaneceram até a década de 70, a partir de então a empresa é controlada pelos atuais proprietários.
Em 1986 foi inaugurada uma nova fábrica no bairro do socorro em São Paulo, onde permanece até hoje.
Atualmente a Ofner conta com uma rede de 17 lojas na grande São Paulo, com um total de 470 funcionários diretos, além dos terceirizados.

Participe da Páscoa solidária Ofner, a cada ovo de Páscoa vendido, a Ofner destina 10g do peso dele para fabricar ovos gigantes e presentear crianças que lutam contra o câncer da Graacc

Fonte: Gazeta Mercantil/Site Ofner

domingo, 22 de março de 2009

Movimento positivo

Após três altas consecutivas no índice Bovespa, devido algumas notícias positivas a 6ª feira foi marcada por realização de lucros pelos investidores. O mercado está proporcionando períodos bem curtos para retorno das aplicações em ações.
Os consumidores americanos e as pequenas empresas não se convenceram com o plano apresentado pelo Federal Reserve para reanimar a economia nos Estados Unidos e os principais índices fecharam em baixa.
O mercado brasileiro ainda apresenta-se indefinido, somente quando os volumes se tornarem consistente e houver menos volatilidade poderemos ter mais força para subir.
O processo altista será confirmado quando o índice Bovespa superar os 43.450 pontos.
Alguns indicadores trabalham como suporte apresentando tendência de alta em 39.096 pontos sinalizando força compradora. O preço está em movimento de alta pode atingir resistência em 40.937 pontos.
O suporte encontra-se em 37.900 pontos e a resistência em 42.000 pontos aproximadamente podendo trabalhar em área de acumulação no curto prazo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

ORGULHO NACIONAL II

Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego, atualmente coordena o pólo de Biodiversidade do Estado do Maranhão, em parceria com UFMA, FAPEMA e SEBRAE. Coordena o programa de Fitoterapia da UFMA. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, hortas medicimais, medicina popular pré-Amazônia, etnobotânica espécies medicinais, farmacognóstica mangifera, fitogeografia e plantas medicinais.
Mais uma vez, o exemplo de dedicação da Professora Terezinha Rego. A nossa admiração.

FITOTERAPEUTA
Doutora em Botânica e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Terezinha Rego tem seus estudos reconhecidos tanto no Brasil, quanto no exterior.
Ela já foi homenageada em inúmeras ocasiões, recebeu homenagem da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-China, em virtude de sua colaboração ao enviar três medicamentos elaborados à base de ervas para o combate à pneumonia asiática na china: o xarope de urucum, a tintura de assa-peixe e a essência de cabacinha.

AÇÃO
A ação da fitoterapeuta na coordenação do Herbário Atico Seabra, na UFMA, é exemplo do trabalho científico e humanístico junto à comunidade ludovicense.
Neste local, a doutora Terezinha Rego cultiva uma ampla variedade de espécies da nossa flora que resultam, através de sua manipulação, em 59 diferentes tipos de medicamentos fitoterápicos.
Estes medicamentos são distribuídos gratuitamente à população carente e, vendidos a preços modestos, àqueles que podem pagar. Municípios como Lago do Junco, Itapecuru-Mirim e Alcântara, também são atendidos pelo trabalho desta nobre maranhense.
Um dos mais recentes trabalhos da professora merece atenção especial, por se tratar de um programa de atendimento aos soropositivos. 26 pacientes estão sendo tratados com fitoterápicos, que ajudam no combate de doenças oportunistas, muito comum nestes pacientes.
Além de todo este vasto e valoroso trabalho, a doutora Terezinha Rego ainda encontrou tempo para publicar dois livros (50 Chás Medicinais da Flora do Maranhão e Fitogeografia das Plantas Medicinais do Maranhão) e vários artigos sobre Fitoterapia e flora maranhense.

Fonte: QuintaldaPaula.blogspot.com

domingo, 8 de março de 2009

Momento de Cautela

A Bovespa apresentou muita volatilidade esta semana devida notícias desencontradas sobre os efeitos da crise global.
Nos Estados Unidos mais dados sobre o mercado de trabalho que elevou o nível de desemprego no país a 8,1 por cento, o maior nível em 25 anos.
Alguns analistas não conseguem ver melhora na economia norte-americana.
A pressão aos investidores na Bovespa foi negativa.
As principais quedas se deram no setor de empresas ligadas a commodities.
O mercado brasileiro está sendo bastante influenciado por notícias externas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou nesta sexta feira que a produção brasileira registrou queda de 17,2% em janeiro comparado com o mês de janeiro de 2008.
Empresas com produtos de primeiras necessidades se destacam em época de crise.
As previsões de que os juros devam ter um corte de um ponto na selic parece não ser suficiente para segurar o mercado, segundo economistas seria melhor um corte maior.
A semana se encerrou com perdas significativas, muitas oscilações que deverá se repetir na próxima devido a proximidade do exercício de opções no próximo dia 16 de março.
A média móvel exponencial de 21 períodos do gráfico diário do Ibovespa se apresenta como resistência em 38.685 pontos. O Índice de Força Relativa (14) na região dos 50 apresenta ligeira força vendedora. O preço está em 37.105 pontos abaixo da média, indicando pressão vendedora e tendência baixista no curto prazo.
O suporte encontra-se em 36.000 pontos e a resistência em, 39.100 pontos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mercado de Luxo

A marca Victorinox completa este ano 125 anos de existência.
“O ano de 2009 é muito especial para a companhia”, afirma Alexander Bennouna, presidente mundial da Victorinox, também responsável pela produção de relógios.

A história da Victorinox começa em 1884, quando Karl Elsener abre seu negócio em cutelaria na cidade de Ibach-Schwyz.
Com a morte da mãe, Karl Elsener decide dar o nome dela à companhia, que passa a ser conhecida como Victória.
Em 1921, com a invenção do aço inoxidável, o nome muda para Victorinox.
Em 1989 são lançados nos Estados Unidos os relógios Swiss Army.
Em 1992 tem início a expansão internacional da companhia e novos produtos são adicionados ao portfólio da empresa como uma linha de malas.
Em 2000 é criada a fundação Victorinox, que passa a ser gestora dos negócios.
Em 2001 a companhia ingressou no mercado de relógios ao adquirir a Swiss Army, criando a marca Victorinox Swiss Army.
Como resultado da estratégia de marca, a Victorinox reuniu cinco categorias de produtos em uma loja própria, concentrando 90% do mercado nos Estados Unidos.

Expansão
Hoje cerca de 60% dos negócios estão na Europa, Oriente, América do Sul e 40% ficaram nos Estados Unidos. ”A estratégia da companhia é oferecer ao consumidor o que Bennouna chama de luxo prático, que tenha valor agregado e de fato seja relevante para o cliente”, diz o executivo.
Os relógios são responsáveis por cerca de 25% do faturamento da Victorinox.
Dentro dos projetos para este ano está a abertura de unidades próprias em Tóquio, NovaYork e Londres. Segundo Bennouna “O foco de crescimento da empresa é a Ásia”.
A Victorinox é uma fundação, assim como a Rolex, sendo que 90% das ações pertencem à fundação e os 10% restantes à família de Karl Elsener, fundadora da companhia. “Por ser uma fundação, a companhia não pode ser vendida, daí a importância que damos ao desenvolvimento do mercado”, afirma Bennouna.

Fonte: Gazeta Mercantil

Farmacêutica e Cosmética

Em Recife vem crescendo o número de profissionais de saúde e clientes que optam pela homeopatia ou mesmo pela alopatia. Muitos estão preferindo ou preferem as farmácias de manipulação e cosméticos naturais para tratamento de saúde.

História
A tradicional farmácia Dr. Sabino Pinho, fundada em 1848 pelo homeopata Dr. Sabino Olegário Ludgero Pinho, perpetuou em Pernambuco uma clientela fiel aos seus princípios naturais.
O Dr. Sabino Pinho foi um estudioso precursor da doutrina homeopática no Norte e Nordeste, deixou livros que viraram referência para a comunidade científica e os homeopatas como o Thesouro Homeopático e Apontamento para a História da Homeopatia, entre outros livros.

Nova Geração
Aos 161 anos, o comércio está nas mãos da sexta geração do fundador.
A farmacêutica Andréa Sabino Pinho, sua família e 20 funcionários mantêm a loja da Rua das Águas Verdes no centro do Recife, bem como uma unidade em Boa Viagem, na zona Sul e outra em Casa Forte, na região Norte da capital pernambucana.
Considerada a mais antiga farmácia de manipulação da América do Sul a Dr. Sabino Pinho poderá abrir novas unidades em 2009, uma delas em Caruaru, no interior de Pernambuco, e já planeja virar franquia. “Trabalhamos com homeopatia e alopatia, cosméticos orgânicos e florais, num mundo que tem valorizado cada vez mais o meio ambiente e a exploração sustentável”, diz Andréa Pinho, tetraneta do fundador.
A Dr. Sabino Pinho é representante no Recife da paulista Arte dos Aromas, fabricante de cosméticos naturais à base de matéria prima orgânica, produzida na Amazônia sem agrotóxico e com certificado de manejo da terra.

Fonte: Gazeta Mercantil

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Opinião

Quero parabenizar aqui o Grupo de Ballet que atua nos shows do cantor Daniel, são fantásticos, por realizarem uma coreografia perfeita em um pequeno espaço no palco do Clube dos Portuários em Santos.
É algo para ficar registrado
Não posso deixar de enaltecer também a equipe de músicos que compõe a banda, são muito simpáticos e profissionais, as músicas selecionadas foram maravilhosas.
Parabéns à equipe de produção sem vocês nos bastidores nada se realizaria.
Vocês são realmente Valores de Fato.
Seus fãs: M.C.A. - A.B.V.A. – G.S.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Óculos e Acessórios

Tradicionalmente voltada para o segmento de produtos esportivos, a Vuarnet vai explorar outro nicho: a moda.
O empresário Alain Vuarnet, proprietário da grife francesa de roupas e acessórios Vuarnet, veio ao País divulgar o novo posicionamento da grife.
“A marca tem 50 anos e tem que se adaptar às necessidades da nova geração”, “E sem perder a qualidade”, afirma Alain.
Os óculos de sol que tornaram a marca conhecida internacionalmente, continuam a ser produzidos na França e no Japão. A nova linha de produtos, já com apelo de moda, foi batizada de Vuarnet Brasília, e é inspirada nas cores do País.
A primeira loja da nova geração de butiques da marca está localizada no bairro Itaim Bibi, em São Paulo. Voltada para venda de óculos e acessórios, a unidade é fruto de uma parceria de licenciamento com a empresária Susan Simões, responsável pela venda dos produtos da marca para as 20 butiques e “corners” (espaços de vendas dentro de lojas) da rede no Brasil.

Fonte: Gazeta Mercantil

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fiat na “Moda”

A Fiat agora também é “moda”. A intenção da “Fiat Fashion Innovation Atitude” pretende mostrar que os atributos da moda estão presentes nos veículos da empresa: Tecnologia, design e desejo.
A empresa apresenta a nova coleção de roupas e objetos de decoração – estes inspirados no design dos carros.
O projeto nasceu em 2006, no Salão do Automóvel, quando a empresa fez um catálogo com camisetas criadas por estilistas. A partir dali a coleção da “moda Fiat” foi apresentada na São Paulo Fashion Week.
Os produtos estarão à venda em três boutiques das três capitais, em São Paulo na Surface to air localizada no bairro dos Jardins, no Rio de Janeiro na Daqui do Brasil e em Belo Horizonte na M Guia.
Maria Lúcia Antônio, gerente de publicidade da Fiat, explica que o objetivo do projeto é construir a marca.
“Quero que o cliente pense: a marca do meu carro faz outras coisas interessantes, além de um automóvel, faz coisas que têm a ver com o universo de moda”.

Fonte: Gazeta Mercantil

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Saldo positivo

Todos esperam por um plano de ação global elaborado pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento para que possa haver o combate à crise.
Apesar de janeiro ter tido um saldo positivo de 4,66% o mercado fechou em queda na sexta feira retornando aos 39.300 pontos.
O mercado está na expectativa da aprovação do pacote de estimulo dos Estados Unidos no senado.
Muitas empresas ligadas ao setor financeiro nos Estados Unidos continuam apresentando resultados negativos. A falta de crédito pode prejudicar as empresas de países emergentes, e ter uma recuperação muito lenta.
Esta semana a notícia ficou por conta da Petrobrás sobre a descoberta de gás em águas rasas da bacia de Santos.
A média móvel exponencial de 21 períodos sinaliza força compradora em 38.982 pontos, o preço está acima da média no gráfico diário do Índice Bovespa.
A semana promete ser positiva caso haja um bom volume, mas com muita volatilidade.
O suporte encontra-se em 38.320 pontos e a resistência em 42.530 pontos.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Novas Esperanças

Novas esperanças surgem nos Estados Unidos com a reunião do Presidente Barack Obama e seus assessores econômicos de emitirem outro pacote de ajuda para o setor financeiro.
Na quarta-feira feira o Comitê de Política Monetária (Copom) efetuou um corte de 1,0 ponto percentual do juro básico brasileiro, a selic caiu para 12,75 por cento ao ano, dessa forma inicia-se um processo de flexibilização da política monetária sem prejuízo para o cumprimento da meta para a inflação.
A tendência do mercado ainda esta muito indefinida, os investidores estão se baseando nos resultados financeiros divulgados pelas empresas e acompanhando as notícias econômicas dos países em geral.
O investidor deverá se ater no curto prazo aproveitar as oportunidades de comprar bons papéis na baixa e vender na alta logo que se recuperarem.
Esta semana a sinalização positiva continua, mas poderemos ter muita volatilidade. O objetivo a ser atingido são os 40.330 pontos, para tanto é necessário que nas oscilações não haja a perda do piso em 35.340 pontos.
O suporte encontra-se em 35.340 pontos e a resistência em 42.530 pontos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Regata de caráter festivo

A Cidade de Santos comemora seus 463 anos no dia 26 de janeiro.
Quem estiver passando férias em Santos poderá apreciar a Regata de Aniversário da Cidade que ocorrerá sábado dia 24 de janeiro na Bahia de Santos. A largada está programada para as 12h30, com tiro de canhão do navio-veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, nas proximidades do emissário submarino. De lá, os competidores seguirão em direção à Ponta da Praia, com chegada defronte do Aquário Municipal.
A regata é uma promoção conjunta da prefeitura e Clube Internacional de Regatas, com supervisão da Federação de Vela de São Paulo, apoio do Iate Clube de Santos e da Marinha do Brasil e patrocínio da Sabesp e Land Rover.
A regata terá a participação especial do medalhista olímpico Lars Grael, que integrará a equipe do barco “Land Rover”, a primeira da categoria ORC Internacional – considerada a Formula 1 da vela.
“A regata de caráter festivo, será uma oportunidade para demonstrar que Santos tem excelente raia e é capaz de sediar grandes competições”, disse Luis Gustavo Crescenzo, comandante do barco.
Durante a regata, será prestada homenagem a um dos incentivadores da vela na cidade, Antônio Henriques Filho, recentemente falecido.

Fonte: Diário Oficial de Santos

domingo, 18 de janeiro de 2009

Objetivo de alta

Houve muita volatilidade na semana passada devido à influência de noticias do setor bancário americano que na maioria foi negativa.
No Brasil a alta se deu pelos ganhos de empresas ligadas a comodities.
Esta será uma semana recheada de noticia, segunda-feira teremos o vencimento dos contratos de opções de ações que trabalhará sem a influência de Wall Street devido ao feriado do dia de Martin Luther King.
Terça-feira haverá a posse do Presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama.
Para esta semana a sinalização é positiva o volume está acima da média demonstrando força compradora, retomando assim o processo altista, mas ainda com muita volatilidade com objetivo de atingir os 42.530 pontos.
A média móvel exponencial de 21 períodos no gráfico diário do Índice Bovespa apresenta força do lado comprador em 39.177 pontos.
O Índice de Força Relativa está na região dos 50 apontando para cima.
O suporte encontra-se em 36.800 pontos e a resistência em 43.760 pontos.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Volvo Ocean Race

2008/2009

Um dos maiores eventos do esporte mundial, a Volvo Ocean Race 2008/2009 (regata volta ao mundo) chegará ao Brasil em abril de 2009.
A prova que contará com a presença do iatista brasileiro Torben Grael terá uma etapa na marina da Glória no Rio de Janeiro, denominada Volvo Ocean Race Rio Stop Over, e que será disputada em abril de 2009.
Torben Grael, maior medalhista olímpico do Brasil, com dois ouros, uma prata e dois bronzes, será o capitão do barco sueco Ericsson Racing Team.
A edição 2008/09 começou em outubro, em Alicante (Espanha), e passará por Cape Town (África do Sul), Kochin (Índia), Cingapura, Qingdao (China), Rio de Janeiro, Boston, Galway (Irlanda), Gotemburgo, Estocolmo (Suécia) e tem com chegada marcada para São Petersburgo (Rússia).
Os sete barcos participantes ficarão no Rio para visitação na cidade durante 30 dias. A cidade do Rio de Janeiro deve receber entre 4 mil e 5 mil turistas.
A Volvo, indústria automotiva sueca que dá nome ao evento, vai levar aproximadamente 2 mil convidados para o Rio de Janeiro, informa Alan Adler, sócio da agência de marketing esportivo Brasil 1 Esporte e Entretenimento, empresa responsável por trazer a regata ao País.

Fonte: Gazeta Mercantil




Valores de Fatos 2007-2009 | valoresdefatos.blogspot.com - Política de Privacidade