Um dos mais belos cenários do litoral brasileiro, com praias, dunas, lagoa, trilhas ecológicas, cachoeiras, pousadas charmosas, um sem fim de atrativos turísticos, é a Praia do Rosa. A baía, única brasileira a figurar no seleto “Club des Plus Belles Baies du Monde”, Ong pertencente a Unesco com sede em Vannes, França, faz parte do município de Imbituba, localizado no litoral sul de Santa Catarina, a 70 quilômetros de Florianópolis.
O Proprietário do Grupo Vida Sol e Mar, Enrique Litman, argentino radicado na Praia do Rosa, foi quem idealizou o projeto de turismo de observação de baleias no Brasil e ocorre nesta região de julho a novembro.
O Ecoresort Vida Sol e Mar promove várias atividades e passeios de barco de Garopaba pelas praias da região como: Ibiraquera, Itaperubá, Laguna etc.
Hoje a Praia do Rosa tem mais de 100 pousadas e uma invejável rede gastronômica. Fundada a 10 anos, sete pousadas se reuniram e criaram a Pousadas do Rosa Associadas (Proa), que emprega 300 pessoas da comunidade local e possui ações que visam o desenvolvimento do turismo sustentável, a conservação do patrimônio natural e histórico.
Atualmente 28 baías fazem parte dessa instituição e os critérios de inclusão não se restringem aos estéticos, mas também às questões referentes ao patrimônio natural e cultural.
A Praia do Rosa, baía de sete quilômetros de extensão, conquistou este título em 2003, por fazer parte da área de proteção ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, por suas belezas naturais e preservação ambiental.
Todas as dicas, da Praia do Rosa estão no site da (Proa)
www.praiadorosa-brasil.com.br